A.P.E.S.A.G.

CONTACTOS

CONTACTOS

Contactos APESAG

Telm: 91 8483710

E-mail:apesaugustogomes@gmail.com




quinta-feira, 17 de março de 2016

PLANO DE ATIVIDADES 2014 2015


RELATÓRIO PLANO DE ACTIVIDADES

CONCRETIZADAS NO ANO LECTIVO DE 2014/2015





No cumprimento do Artigo 2º, 3º, e 4º dos Estatutos, vimos apresentar o Relatório de Atividades referente ao ano 2014/2015. 

A A.P.E.S.A.G  tem como objetivo e em estreita colaboração com os Órgãos de Gestão da Escola participar, nos termos do regime de autonomia, administração e gestão da mesma e reunindo com os órgãos de administração e gestão da escola as vezes necessárias em representação do interesse e direitos dos pais e/ou encarregados de educação no que respeita à vida escolar, contribuindo para a identificação, análise e resolução dos respetivos problemas no que concerne aos modelos de organização, funcionamento e desenvolvimento da mesma, bem como a participação nos órgãos da Escola tal como está definido na lei. 

A  A.P.E.S.A.G. exerceu as suas atividades sem subordinação a qualquer ideologia política ou partidária, credos ou etnias, procurando assegurar que a educação dos filhos e/ou educandos dos associados se processe segundo os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, Convenção dos Direitos da Criança, da Constituição da República Portuguesa, da lei Geral e/ou  normas de direito universalmente aceites.
Em síntese:
Considerando que a missão da Associação é representar e defender os interesses das Crianças, Pais e Encarregados de Educação. 

A A.P.E.S.A.G. neste ano letivo de 2014/2015 esforçou-se para contribuir para a resolução de todas as situações pertinentes da sua competência:
1º Continuou  a desenvolver o processo de aperfeiçoamento organizacional e regularização da Associação. Esta contudo ainda não foi possível regularizar pois tivemos muitas dificuldades junto do BANIF em regularizar e movimentar a conta existente o que conseguimos após cerca de 9 meses de insistência e reuniões.
A FAP que nos tratou do expediente da Declaração ON LINE do inicio de atividade junto da AT, não conseguiu concretizar este objetivo por razões informáticas relacionadas com o NIB que se encontrava bloqueado.

Depois de muito se ponderar a APESAG optou por aguardar pela regularização da conta e declarar o inicio de atividade com os novos órgãos que tomarem posse para o ano de 2015/2016. 

2º Promoveu uma reunião intercalar com os representantes de pais de cada turma – 12 de Março de 2015 na ESAG e com a presença do Sr. Diretor. 

3º Promoveu e concretizou nos Dias de Encontro, 19 e 20 de março:

WORKSHOP  -  GESTÃO DE STRESS / CONFLITOS orientado pela Dr.ª Ana Teresa

WORKSHOP  -  Motivação orientado pelo Eng. João Rebelo Martins

Esteve presente no momento do programa ECO-ESAG IÇAR DA BANDEIRA VERDE apoiando sempre o  Dr. Carlos Campos no desenvolvimento deste projeto. 

4º Manteve a representação efetiva e ativa da Associação no Conselho Geral da ESAG. 


5º Trabalhou da melhor forma para a defesa dos interesses das Crianças e dos Pais e Encarregados de Educação; dando uma enfase especial ao processo e conclusão das obras e ainda na medida do possível velou para garantir uma alimentação saudável através de implementação de um sistema rotativo de provas das refeições servidas, sobretudo no fim do primeiro período e inicio do segundo até à regularização do funcionamento da cantina com confeção das refeições na ESAG. 

6º- Participou no máximo possível de atividades desenvolvidas pelas mais diversas entidades, desde atividades de formação desenvolvidas pela FAP, CONFAP e outros, como por exemplo,

WORKSHOP sobre o tema “Nutrição e Culinária – O que devemos cozinhar para as crianças”, a realizar no dia 7 de março, no Auditório da EB de Matosinhos,

" Fiscalidade para Associações de Pais " formação  18 de Abril e 15 de Maio, no Porto na Escola Secundária Carolina Michaelis e EB de Matosinhos. 

Zoom  Talentos -  3 de junho  na ESAG.



Seminário - "Trilhar novos Caminhos na Educação em Matosinhos" em 9 de julho.


Colaboração com a Dr,ª Teresa Pires num estudo em desenvolvimento pela Universidade Católica relativamente à Descentralização de Competências. 

 Garantiu toda a participação que foi solicitada pela comunidade educativa; no Conselho Geral, nas atividades conferências desenvolvidas pelo Município de Matosinhos para esclarecimento do estudo e elaboração de documentação respeitante: à delegação de competências na educação ou como alguns designam de “municipalização da educação”.


8º -Esforçou-se por promover uma comunicação eficiente e eficaz junto da comunidade escolar, através dos meios tradicionais, em suporte papel dentro da Escola, quer através das novas tecnologias, através de emails, FACEBOOK e BLOG. 

- Participação nos dias festivos da escola e promoveu em cada período as seguintes atividades especificas:

1º Período – Festa Serão/Sarau de Natal – 17 de dezembro de 2014

2º Período – Ciclo de Conferências – 20 de março de 2015

3º Período – II Encontro ESAG –  27 de junho de 2015



Dia do Diploma – 18 de Setembro de 2015 – agraciando os premiados com uma singela caneta para se inspirarem e mais tarde recordarem!



Sendo este o Plano de atividades que executou no ano letivo 2014/2015, o qual só foi possível realizar com um grande esforço e empenho de todos os seus membros.

Bem Hajam a todos os seus membros colaboradores pela dedicação!

Maribel Amaral

Presidente da Direção

Arquivo do blogue

III ENCONTRO ESAG

III ENCONTRO ESAG