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quinta-feira, 17 de março de 2016


RELATÓRIO PLANO DE ATIVIDADES

ANO LECTIVO DE 2015/2016





No cumprimento do Artigo 2º, 3º, e 4º dos Estatutos, vimos apresentar o Relatório de Atividades referente ao ano 2015/2016.

A A.P.E.S.A.G tem como objetivo e em estreita colaboração com os Órgãos de Gestão da Escola participar, nos termos do regime de autonomia, administração e gestão da mesma e reunindo com os órgãos de administração e gestão da escola as vezes necessárias em representação do interesse e direitos dos pais e/ou encarregados de educação no que respeita à vida escolar, contribuindo para a identificação, análise e resolução dos respetivos problemas no que concerne aos modelos de organização, funcionamento e desenvolvimento da mesma, bem como a participação nos órgãos da Escola tal como está definido na lei.

A  A.P.E.S.A.G. exercerá as suas atividades sem subordinação a qualquer ideologia política ou partidária, credos ou etnias, procurando assegurar que a educação dos filhos e/ou educandos dos associados se processe segundo os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, Convenção dos Direitos da Criança, da Constituição da República Portuguesa, da lei Geral e/ou  normas de direito universalmente aceites.
A A.P.E.S.A.G. neste ano letivo de 2015/2016 contribuirá para a resolução de todas as situações pertinentes da sua competência; promoverá a divulgação e consciencialização entre os seus Associados dos direitos e deveres que lhes assistem fomentando o conhecimento, discussão e participação na procura das melhores soluções para resolução de problemas que afetem os seus filhos e/ou educandos no âmbito da comunidade escolar; colaborará com a Gestão da Escola em atividades circum-escolares de carácter pedagógico, desportivo, cultural ou de natureza social; promoverá em estreita colaboração com a gestão da escola a sinergia entre Pais e /ou Encarregados de Educação, Alunos Professores e pessoal não docente, tendo em conta a reciprocidade de interesses na procura das melhores soluções para a resolução de problemas comuns; prestará  toda a colaboração necessária no âmbito da prossecução do seu objetivo, e sempre que para tal seja solicitada ou julgue necessário na procura de soluções para problemas existentes e no fomento de ações preventivas; finalmente colaborará com outras associações e instituições em ordem à consecução dos fins comuns que possam contribuir para o desenvolvimento harmonioso da comunidade escolar.

Em síntese:
Considerando que a missão da Associação é representar e defender os interesses das Crianças, Pais e Encarregados de Educação.
Propomos a consecução dos seguintes objetivos para o ano de 2015/2016:
- Continuar o processo de aperfeiçoamento organizacional e regularização da Associação;- Continuar a promover a imagem da Associação de Pais; promovendo reuniões com os representantes de pais de cada turma, com os diretores de Turma, com os órgãos da escola para que os mesmos possam contar com as sinergias que a APESAG poderá desenvolver.
- Reforçar o estreitamento de laços entre a Associação de Pais – Pais e Encarregados de Educação e com a Escola;
- Manter a representação efetiva e ativa da Associação no Conselho Geral da ESAG.
- Trabalhar, todos, de forma consentânea na defesa dos interesses as Crianças e dos Pais e Encarregados de Educação; dando uma enfase especial ao processo e conclusão das obras e ainda na medida do possível velar e garantir por uma alimentação saudável através de refeições nutritivamente equilibradas e bem confecionadas na cantina, agilizando todos os meios para alcançar esta pretensão.
- Promover e participar em todas as reuniões com as mais diversas entidades e nos mais diversos programas, designadamente: ECOESCOLA, CASA DE JUVENTUDE DE MATOSINHOS, FAP, CONFAP entre outros:
- Garantir toda a participação que nos seja solicitada pela comunidade educativa; em especial, o estudo e elaboração de documentação respeitante: à delegação de competências na educação ou como alguns designam de “municipalização da educação”.- Efetuar todas as reuniões que se afigurem necessárias, com representantes dos pais e encarregados de educação de cada turma, com a Associação de Estudantes, com os professores e diretores de turma, com os órgãos da escola, com a autarquia, com a Dgeste, com a Parque Escolar, entre outros.
- Promover uma comunicação eficiente e eficaz junto da comunidade escolar, através dos meios tradicionais, em suporte papel dentro da Escola, quer através das novas tecnologias, através de emails, FACEBOOK e BLOG.
Em síntese e para operacionalizar e concretizar estes objetivos propomos:

1ª Promoção e Realização de reuniões:

REUNIÕES ORDINÁRIAS

Mensais todas as primeiras terças-feiras de cada mês na ESAG

Reuniões Extraordinária

Sempre que se afigure necessário em local a designar.

REUNIÕES INTERCALARES com os representantes de pais e EE

1ª Reunião Intercalar – 9 de novembro

REUNIÕES COM A DIREÇÃO DA ESAG E OUTROS, designadamente com a equipa de psicólogas da Casa da Juventude, com o responsável pelo projeto programa Eco ESAG, com os dirigentes da FAP, CONFAP, Direção da EMOS, representantes do Municipio, Parque Escolar etc,     sempre que se afigure necessário.

Participação nos dias festivos da escola

concretização das seguintes atividades especificas:

1º Período

Sarau de Natal – 19 de dezembro

2º Período

Ciclo de Conferência

Temáticas a desenvolver – MOTIVAÇÃO

Nos dias de encontro, semana aberta da ESAG  - 17 e 18 de Março

3º Período

III ENCONTRO ESAG – 2 de julho


3º CONCRETIZAÇÃO DE TODAS AS AÇÕES QUE SE AFIGURAREM NECESSÁRIAS E PERTINENTES PARA GARANTIR OS DIREITOS E INTERESSES DOS NOSSOS FILHOS E EDUCANDOS

Designadamente ao nível da alimentação, segurança e outros.

Sendo este o Plano de atividades para o ano letivo 2015/2016 que pretendemos executar.

Maribel Amaral

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III ENCONTRO ESAG

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